Entenda a diferença entre bateria automotiva e bateria estacionária

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher uma bateria, seja para os carros ou para outros tipos de equipamentos, como nobreaks, sistemas de alarmes e etc., e algumas dessas questões envolvem a diferença entre as baterias automotivas e as estacionárias. Basicamente, a bateria destinada para os veículos trabalha com picos de energia, enquanto a estacionária trabalha com uma reserva maior de carga.

 

As baterias de carros são feitas para suportar ciclos de cargas mais frequentes, mais fortes e rápidos, já as baterias estacionárias para ciclos de carga menores, porém prolongados, sendo um dos motivos de as estacionárias sempre durarem mais. Quando aplicadas corretamente, as estacionárias duram, em média, de 4 a 5 anos, muito mais do que as baterias de carros, que costumam durar entre 2 e 3 anos. Os materiais utilizados para a produção das estacionárias também são mais nobres e esse é um dos principais fatores que encarecem esse tipo de bateria.

 

 

Quais equipamentos exigem baterias estacionárias?

 

As baterias estacionárias são indicadas para diversos tipos de equipamentos, como, por exemplo, o nobreak, que é utilizado quando há queda de energia, mantendo os equipamentos elétricos e eletrônicos funcionando durante algumas horas ou até que a energia seja reestabelecida.

 

Hospitais, ambulâncias, escadas de emergência, portões eletrônicos, relógio de ponto, circuito de monitoramento e alarmes são algumas das outras situações em que o uso da bateria estacionária é mais indicada. Além de ter maior tempo de duração, esse tipo de bateria suporta descargas maiores e garante muito mais segurança quando utilizada com a aplicação correta.

 

Posso usar bateria estacionária no carro?

 

Os veículos como carros de passeio, tratores e caminhões devem utilizar baterias automotivas, seguindo o modelo especificado para cada tipo de carro, marca e ano. As baterias estacionárias podem ser utilizadas em carros apenas como auxiliar. Ou seja, caso o proprietário do carro deseje instalar equipamentos eletrônicos que consumam muita energia, como sons potentes, pode-se optar por utilizar uma bateria estacionária para esse objetivo.

 

Posso substituir a bateria estacionária pela bateria automotiva?

 

Essa é uma questão muito frequente e que está diretamente relacionada ao preço dos produtos. As baterias estacionárias costumam ser mais caras, devido a sua qualidade superior e alto tempo de durabilidade. Com isso, muitas pessoas acabam preferindo utilizar as baterias de carros para alimentar, por exemplo, portões elétricos ou luzes de emergência.

 

Apesar de ser uma prática comum, não é recomendada por profissionais. A bateria automotiva libera gases explosivos que, nos carros, são rapidamente dispersados. No entanto, em ambientes fechados, pode causar explosões e problemas de saúde para as pessoas que estiverem perto do local. Além disso, a bateria dos carros permite uma descarga máxima de apenas 10% de sua capacidade total, enquanto as estacionárias podem ter uma descarga de até 80% sem afetar em nada a sua vida útil.

 

Portanto, é importante entender que as baterias de carro são feitas especificamente para atender as necessidades do veículo (dar partida e ligar equipamentos eletrônicos) e as estacionárias são feitas para utilização gradativa e contínua por horas, sempre que for necessário.

 

Para obter mais informações e tirar todas as suas dúvidas sobre as baterias estacionárias e as automotivas, entre em contato com a gente.

One thought on “Entenda a diferença entre bateria automotiva e bateria estacionária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
1
×
Olá,
podemos te ajudar?